As cartas de baralho misturavam-se com o vermelho carmesim. Aqueles que se faziam presentes estavam pasmos diante do espetáculo sombrio. Menos um traficante nesse circo de horrores. O homem que disparara o tiro estava convencido de que nunca mais deitaria a cabeça no travesseiro para dormir tranquilamente e a cidade lá fora estava cheia de ratos covardes escondidos nos becos mais fétidos das ruas da cidade. A regra de sobrevivência parecia ser a mais óbvia de todas: ou você tinha que matar ou você tinha que morrer. Os dias ensolarados pareciam-se mais como nuvens rubras. O relógio em cada pulso de cada cidadão da cidade controlava a alma de todos como se todos eles fossem reféns do tempo. Sempre que o arco-íris aparecia, parecia até que o céu não passava de um papel manchado por tintas cujas cores monocromáticas pintavam a imagem de uma paisagem sem vida. Não havia nenhum plano ou projeto de governo que oferecesse um chão seguro para os moradores da cidade. Tudo aquilo era feio. Tudo aquilo era chato. Somente o Sol ainda era visto pelos moradores da cidade como um bebê que nascia todos os dias e mesmo assim não parava de chorar. Ninguém precisava ser um gênio para saber que a vida era cinza.
Leia as questões com atenção e responda às perguntas:
1 - O início do texto apresenta um cena brutal de violência. O texto nos dá a entender que o autor da punição provavelmente era um:
A) Detetive.
B) Policial.
C) Soldado.
D) Advogado.
E) Assassino de aluguel.
2 - A narrativa também nos leva à conclusão em relação à perspectiva dos moradores da cidade. Considerando a narrativa, temos a noção de que a população está:
A) Amedrontada.
B) Satisfeita.
C) Eufórica.
D) Alegre.
E) Sedenta por justiça.
3 - No final do texto quando o narrador fala que não existia nenhum tipo de apoio governamental para os moradores daquele cidade, na verdade o narrador quis passar a mensagem de que:
A) A cidade está em progresso.
B) A Cidade é pequena.
C) A Cidade é atrasada.
D) A Cidade é uma superpotência.
E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
4 - O fato de o texto afirmar que o tempo escraviza a população urbana, a ideia transmitida ao leitor é a ideia de que:
A) O mundo é belo.
B) A vida era uma dádiva.
C) Todo mundo estava satisfeito com sua rotina diária.
D) Ninguém era feliz.
E) As pessoas estavam receosas devido à crescente violência que se perpetua pela cidade.
5 - Quando o texto estabelece a conexão entre o homem que assassinou o traficante e o número de "ratos covardes que se escondiam nos becos mais fétidos das ruas da cidade", o narrador está tentando ensinar uma lição difícil de se aceitar. A moral por trás da narrativa é a de que:
A) O mundo é um lugar tenebroso.
B) O crime não compensa.
C) A realidade é muito cruel.
D) Os criminosos nunca deixarão de existir.
E) A alternativa A e a alternativa C estão corretas.
Obrigado por ter participado de mais um quiz. As respostas do gabarito estão logo abaixo:
1 = B
2 = A
3 = C
4 = E
5 = D
Até à próxima!!!😁😁😁😁😁
0 Comentários