Como cada pessoa enxerga o mundo?


    Usar os olhos para enxergar o mundo não é o bastante; é preciso aguçar os demais sentidos. Obviamente, cada pessoa terá como base uma resposta consolidada no senso comum, pois cada indivíduo estabelece as suas próprias conexões e ligações com o mundo de acordo com a sua capacidade de percepção. Embora eu esteja falando de forma pouco esclarecedora vou dizer o que isso significa. Significa dizer que a pessoa vai modelando sua própria personalidade de acordo com os elementos que lhe são fornecidos. Se esses elementos que são oferecidos à pessoa são provenientes de uma natureza saudável, ou não, isto pode interferir na forma como a pessoa concebe o mundo ao seu redor. 

Pensemos em alguns exemplos. Uma menina que foi abusada durante a infância pode enxergar o mundo como um lugar tenebroso repleto de aproveitadores e pessoas dissimuladas. Entretanto, é preciso dizer que nem sempre a pessoa que teve uma má experiência se mostrará depressiva ou pessimista por toda a vida, pois sabemos muito bem que existem pessoas que conseguem vencer o trauma, seja ele qual for. Um professor pode enxergar o mundo como uma escola onde todos são professores e alunos ao mesmo tempo. Um médico pode definir o mundo como um hospital onde todos estão lutando para sobreviver. Um jardineiro pode enxergar o mundo como um jardim enfeitado por flores de todas as espécies, levando em consideração de que cada flor precisa de um cuidado diferente. 

De modo geral, a definição de cada ser humano acerca do mundo no qual ela habita vai depender da idealização e das convicções que ele traz consigo. O importante é saber que cada visão de mundo deve ser respeitada, pois isto implicaria de um certo modo quebrar a fantasia de cada um. Como me considero um professor, eu vejo o mundo onde todos ensinam e aprendem uns com os outros. E você? Como você vê o mundo?


Postar um comentário

0 Comentários