Conte até 10!


      É preciso dizer logo de início que esta terapia não funciona com todo mundo. Algumas pessoas ficam mais irritadas no processo da contagem dos números. O fato é que, verdade seja dita, nem todos nós temos a capacidade de controlar os nossos impulsos. Isso vai depender da natureza de cada pessoa. Mas, afinal de contas, o que é preciso fazer para dominar os nossos impulsos? 

    Vamos lá! Se porventura acontecer algo negativo ou alguma pessoa fizer algum tipo de provocação, você tem várias opções. Uma delas é ignorar a situação ou fingir de conta que aquilo simplesmente não está acontecendo. Só que nem todos têm esta capacidade. Outra coisa que você pode fazer é respirar fundo e saber lidar com a situação-problema de forma tranquila e com maturidade. Uma outra opção seria procurar alguém de confiança com quem você possa conversar.  O fato é que o mundo e seus avanços colaboram para uma sistematização das coisas.

Eu sei que estou falando grego pra você, mas eu vou explicar de uma forma bem didática. Antes da Revolução Industrial o homem trabalhador tinha que usar a força braçal para fazer todo o trabalho em relação ao plantio e à colheita de suas plantações. Com o surgimento das máquinas, o trabalho braçal tornou-se efetivamente menos eficaz, pois a tecnologia estava sendo usada a favor do trabalho rural e também das indústrias. 

    Com isso, evidentemente o homem tornou-se mais imediatista em relação à sua produção diária, afinal de contas, qual trabalhador ficaria horas e horas trabalhando quando na verdade se tem máquinas tecnológicas capazes de agilizar todo o processo produtivo? Baseado nestas evidências históricas podemos compreender algo bastante significativo: Porque o ser humano é tão imediatista? A ansiedade, de certa forma, funciona como uma espécie de combustível para acelerar o desejo humano por inovações.

    Preciso esclarecer aqui que não estou criticando os avanços tecnológicos que surgiram desde a Revolução Industrial, pois a humanidade precisa evoluir como um todo. O que quero dizer, é que o homem sempre deixou-se levar por suas ambições. E o que esta explicação tem a ver com a temática do texto? Se olharmos bem, a paciência nos dias de hoje tem se mostrado tal qual um copo de água fresca no meio do deserto. Não é novidade pra ninguém que as pessoas querem a maioria das coisas pra ontem. Sei que é apenas um modo de dizer, mas tudo isso faz sentido. Basta olhar para a sociedade e você verá que as pessoas estão perdendo a paciência por qualquer besteira.

    E ainda digo mais, algumas pessoas cometem suicídio por não conseguirem aquilo que elas tanto querem, no tempo delas, do jeito delas. Precisamos entender que nossa natureza é debilmente frágil. Isto implica dizer que cada um de nós precisa amadurecer não apenas no sentido intelectual como também no sentindo emocional.  Eu, por exemplo, já gritei com os meus familiares por questões bobas. Tive que pedir desculpas a todos eles, pois no calor da emoção eu me deixei dominar pela raiva. Por isso é que digo que a paciência é essencial para uma vida saudável. Você pode até dizer: “Mas até Jesus perdeu a paciência!”. Bem! Isto é verdade, pois está registrado no Novo Testamento. Porém, a ira de Deus é uma ira justificada, pois Ele, melhor do que ninguém, tem o direito de irar-se contra qualquer ser humano. 

    Por várias razões devemos ser pacientes. Como disse o apóstolo Paulo: “O amor é paciente, pois tudo espera, tudo suporta, tudo crê”. Devemos, portanto controlar os nossos impulsos e saber que qualquer decisão que tomarmos fora da razão pode ser um caminho sem volta. E você? Já contou até 10 hoje?


Postar um comentário

0 Comentários