Hipocrisia


  A palavra hipocrisia vem do grego antigo “hupókrisis”, que significa “encenar”, “interpretar”. O adjetivo hipócrita vem do grego “hupokrités”, que significa ator. Sendo assim, de acordo com o dicionário de Língua Portuguesa, a palavra hipocrisia significa “falsidade” ou “dissimulação”. A hipocrisia tem se tornado uma espécie de “mecanismo de sobrevivência” entre as pessoas, de modo que, quando uma pessoa se comporta de forma sincera e honesta com as demais pessoas, ela é considerada na maioria das vezes uma pessoa “metida a santarrona”. 

    De qualquer modo, não tem como escapar dos maus falatórios, pois se a pessoa tem um caráter admirável ela é tida como uma pessoa “chata”, e quando a pessoa não tem um bom caráter ela geralmente é taxada por nomes pejorativos e de baixo calão. 

De acordo com a psicologia, todo nós usamos “máscaras”. É claro que estou falando no sentido figurado. E o que isso quer dizer? Para a psicologia, todos nós fingimos diante de alguma situação que consideramos constrangedora ou qualquer situação que nos pressione a sermos nós mesmos. Se nós não usássemos essas máscaras, certamente seríamos considerados como pessoas ranzinzas ou até mesmo repugnantes. 

    As máscaras que muitas vezes usamos funcionam como um mecanismo de defesa. E por que fazemos isso? Bem! Na maioria das vezes é para proteger a nossa imagem ou até mesmo para não perdermos nenhum tipo de vantagem ou privilégio, seja na esfera material ou abstrata.

Para não ficarmos apenas na teoria, gostaria de compartilhar uma experiência pessoal minha. Lembro-me muito bem de quando eu era um jovem prepotente e sem amor ao próximo. Houve um certo momento em que minha irmã desmaiou em casa. Minha mãe tinha me dito para não sair de casa sob hipótese alguma, pois a minha irmã necessitava de cuidados. Eu não gostava dela. Éramos rivais. Assim que saí de casa, ela desmaiou e caiu no chão. Depois disso, eu cheguei em casa e corri em direção a ela para tentar levantá-la. Para ser honesto com Deus e comigo mesmo, eu fingi que estava preocupado com ela, mas na verdade eu não estava nem aí. Hoje que estou mais velho eu percebo o quão desumano eu fui.

    À essa altura você deve estar pensando o pior sobre mim. Mas a verdade é que diante de Deus todos somos vilões condenados. Obviamente não estou tentando me justificar, pois o que está feito está feito. Eu poderia compartilhar com você, meu caro leitor, outras experiências nas quais eu fui um tremendo hipócrita, mas certamente não iria agregar nada de construtivo. O fato é que todos nós temos uma gota de hipocrisia. Isso mesmo! Todos nós somos hipócritas. Se você não concorda comigo, saiba que eu respeito a sua opinião e sempre respeitarei. Caso esteja disposto(a) a mudar de ideia, pense na seguinte situação: imagine que você está no meio de um deserto escaldante juntamente com seus amigos. Neste deserto, existe um copo com água e você foi o(a) primeiro(a) a encontrá-lo. Agora vem a parte difícil. Sabendo que você e seus amigos morrerão de sede e de fome dentro de poucos dias ou de poucas horas aí eu te pergunto: Você prefere compartilhar o copo de água com os seus amigos ou você vai beber a água sozinho(a)?

    Eu tentei convencer você com as minhas palavras de que todos temos um fundo de hipocrisia; cabe a você aceitar, ou não. Por este e por outros motivos é que devemos refletir constantemente sobre os nossos atos e decisões. Uma coisa é certa; que sempre haverá uma oportunidade tentadora para nos comportarmos de forma dissimulada. Já que eu estou tentando me comportar como um cristão, acredito que estou trilhando o caminho certo; não pelo fato de participar de uma instituição evangélica, e sim pelo fato de abrir o meu coração para Cristo todos os dias. É preciso, antes de tudo, ser honesto com Deus. Eu considero mais importante ser sincero para com Deus do que para com as pessoas.

    Mas, afinal de contas, porque eu deveria ser sincero com Deus, uma vez que Ele sabe de tudo aquilo que se passa no meu coração? Não seria mais fácil fingir que está tudo bem? A verdade é que Deus procura ter um relacionamento com cada um de nós. Por isso é que devemos ser sinceros com Ele. Pedro negou a Jesus três vezes dizendo que não o conhecia mesmo tendo caminhado com Ele. Isso se chama hipocrisia. Portanto, é hora de procurarmos ser menos hipócritas do que já somos. Também é preciso dizer que sinceridade não tem absolutamente nada a ver com falta de educação ou grosseria, pois é preciso ter um bom senso perante as pessoas. Existe uma linha muito fina que separa a sinceridade da grosseria. Isso depende da natureza de cada um. Posso te fazer um convite? Vamos nos tornar menos hipócritas?


Postar um comentário

0 Comentários