Procrastinação



     Quem já ouviu a parábola do Coelho e a Tartaruga sabe muito bem que o coelho parou para descansar no meio de uma corrida enquanto a tartaruga, embora mais lerda, ultrapassou o coelho e venceu a corrida. Isso tem tudo a ver com a temática citada acima, pois muitas pessoas, inclusive eu, é preciso ser honesto comigo mesmo, deixam as coisas para depois. Acredito que quase todo mundo já ouviu aquele ditado que diz: “Não deixe para amanhã aquilo que se pode fazer hoje”. Confesso que esta frase está certa até um certo ponto. No entanto, existem coisas que não conseguimos fazer no mesmo dia, e, portanto, só podemos fazer no dia seguinte, ou às vezes, na semana seguinte, ou até mesmo, no ano seguinte. O que acontece de fato é que nem sempre é possível fazer tudo em um dia só. Se até o próprio Deus fez os céus e a Terra em seis dias e no sétimo dia descansou. Uma pergunta que considero bastante inquietante é a seguinte pergunta: “Será que Deus não poderia ter feito tudo de uma vez só como num simples passe de mágica?”. A resposta é sim. Mas existe uma reflexão muito mais profunda a respeito deste mesmo questionamento. Imagine da seguinte forma: se um pintor pudesse criar obras de arte em um simples estalar de dedos certamente ele perderia o prazer de fazer suas pinturas. Isto significa que o pintor não sentiria nenhum tipo de satisfação, pois ele estaria simplesmente no piloto-automático ao criar suas obras do nada. Da mesma forma, Deus não sentiria nenhum prazer no momento de sua criação. 

Na vida aprendemos que existem coisas que só podem ser feitas dentro de um grande espaço de tempo. Um filho pode ser feito durante o ato sexual em questão de poucos minutos, porém o bebê, geralmente leva nove meses para nascer. Uma conta bancária pode ser aberta no mesmo dia, mas a fortuna pode levar anos para ser levantada. Um livro, dependendo da quantidade de páginas, pode ser lido em um mesmo dia. Porém, leva-se muito tempo para escrevê-lo. Assim entendemos como de fato é a vida. Existem coisas que demandam pouco tempo, como lavar a louça, fazer a comida, pentear o cabelo. No entanto, existem coisas que só podem ser feitas depois de muito tempo, como construir uma casa, comprar um carro, abrir uma empresa, conquistar a confiança de alguém, reconciliar-se com alguém que está intrigado com você, etc. Eu tenho uma frase que gosto bastante. Ela diz o seguinte: “Nunca diga que viveu menos do que merecia viver, por que até as flores morrem sem que o Sol desapareça”. Embora a frase seja profundamente enigmática, o seu significado consiste em dizer que existe um tempo determinado para todas as coisas. Não quero ser hipócrita, mas a maneira como muitas pessoas têm se comportado me afetam de certo modo. Ao que parece, elas estão mais preocupadas com o ‘ter’ do que com o ‘viver’. E o que seria viver, exatamente? Embora esta concepção seja arbitrariamente subjetiva, acredito profundamente que viver seja muito mais do que ter um teto para morar e comida todos os dias para comer. A maioria de nós está deixando as coisas mais relevantes para trás enquanto as mais fúteis ganham holofotes e destaques a cada dia, mês e ano. Sei que este é um livro de auto ajuda e filosofia moral, no entanto, o meu desejo, é que este livro que você está lendo seja mais do que um livro “legal” para se ler. Como eu disse no prefácio, é preciso refletir a vida. É preciso vivê-la. Lamento profundamente os anos que perdi com coisas banais que só enchiam o meu ego frágil e manchavam o meu caráter. Mas como diziam os nossos antigos avôs: “Antes tarde do que nunca”. Por isso é que faço este apelo. Mesmo quando eu morrer, quem tiver o meu livro e lê-lo vai entender o meu apelo como se eu estivesse vivo. Se eu estiver sendo hipócrita prestarei contas com Deus no dia do juízo final. Este é o meu apelo: Ame mais! Perdoe mais! Cuide bem de você mesmo e de quem você ama! Faça amizades! Construa pontes! Ultrapasse barreiras! Seja paciente! Aceite as derrotas que não se pode ganhar! Estabeleça uma meta saudável para sua vida! Descubra um novo sentido para sua vida a cada manhã! Busque conhecimento! Enriqueça a alma! Viva intensamente! Não desista! 

Podemos até deixar certas coisas para depois, mas um dia, saberemos que fizemos as coisas de um modo errado, pois esquecemo-nos de valorizar o tempo presente. Que a nossa consciência esteja sempre ciente de que estamos procurando fazer a coisa certa. Você vai viver a vida ainda hoje, ou vai deixar para depois?


Postar um comentário

0 Comentários