Para ouvir a música acesse o link:
Faremos aqui a análise da letra da música autoral do compositor Ubiratan Rodrigues. Antes de mais nada, é preciso explicar aqui que a música não deve ser interpretada sob a ótica da traição conjugal, pois quem escreveu esta publicação fui eu mesmo, ou seja, a mesma pessoa que compôs a música.
A primeira frase da letra é: O nosso amor não tem mais nenhum jeito. O que o autor quis dizer com isso? Significa que não adianta de nada um casal forçar a barra quando a probabilidade de um término de um relacionamento é evidente. É muito comum vermos casais atribulados, um se sobrepondo ao outro, sendo que um relacionamento a dois requer maturidade e planejamento. Sigamos adiante para o próximo verso: O nosso amor não tem mais solução. Aqui mais uma vez o autor da música insiste em repetir a mesma frase anterior, porém de um jeito diferente. A ênfase sempre foi um estratégia linguística de convencimento e persuasão. O verso posterior diz o seguinte: Você não calculou os devidos erros. Para quem escuta a letra da canção pela primeira vez certamente vai pensar que se trata de um homem culpando a sua namorada ou esposa. Na verdade o eu lírico, que na verdade é uma mulher, está se referindo a ambos dentro do contexto da relação amorosa, pois tanto o namorado como a namorada cometeram erros cujos danos são irreparáveis.
O amor tem um preço a se pagar. Este verso que complementa a primeira estrofe da música nos passa a mensagem de que o amor, embora seja belo, exige sacrifícios e outros tipos de renúncias. Passemos para a segunda estrofe: O mundo não aceita nenhum erro. Aqui, o eu lírico está transmitindo um recado bem profundo, pois a palavra mundo desempenha o papel de uma figura de linguagem chamada metonímia. Na verdade quando o eu lírico menciona a palavra "mundo", ele está se referindo à humanidade dentro de uma subjetividade majoritária. Você já deveria saber disso! Este segundo verso sugere uma certa ingenuidade da parte do companheiro. É necessário levar em consideração de que a ingenuidade de um casal não está diretamente corelacionada à idade de cada um, e sim com o conhecimento e a aprendizagem adquiridos durante a vida.
Porque foi se importar tanto comigo? Uma indagação bastante inquietante. O eu lírico está afirmando que tanto o seu parceiro quanto ela, já que o eu lírico é uma mulher, ambos se comportaram de forma egoísta, levando a relação à beira da falência. O próximo verso que finaliza a segunda estrofe diz o seguinte: Nosso céu desistiu de iluminar. Aqui o eu lírico está colocando a culpa no acaso, como quem aponta o dedo para uma direção qualquer.
Eu sei que a vida passa de repente. A primeira frase da última estrofe demonstra a noção da velocidade com a qual os fatos se sucedem na vida. Este verso também pode ser interpretado dentro de um contexto imediatista, pois se analisarmos a nossa sociedade com atenção, veremos que as pessoas estão adotando um comportamento cada vez mais banal, pois elas só estão em busca de uma noite de prazer e nada mais. Prossigamos com a música. O segundo verso diz assim: Mas não significa o fim da linha. É muito comum observar casais que passam um longo tempo sem se relacionar e depois de um certo tempo, às vezes meses, quem sabe anos, acabam voltando. Não que isso seja errado. Às vezes é até bom dar tempo ao tempo. Porém, é preciso entender que o objetivo de um casal é dar continuidade e consistência ao amor que um sente pelo outro. A distância aumenta a saudade e o desejo também, mas o amor só aumenta quando existe uma aproximação verdadeira, e não é a aproximação geográfica e sim a aproximação da alma com sua outra alma gêmea. Outra interpretação que podemos considerar é de que o eu lírico acaba se contradizendo, pois no início da canção o eu lírico afirma que tudo acabou entre os dois. Também é muito comum vermos casais que dizem ou juram que vão se separar, mas depois acabam fazendo o oposto do que disseram. Memórias podem ser reconstruídas. Aqui o autor dá continuidade à sua própria hipocrisia, pois por um lado o eu lírico está convencido de que a união dos dois chegou ao fim, no entanto, sua outra metade tenta reacender a chama da paixão. E por último, pra fechar com chave de ouro, o último verso diz: Só você é capaz de suportar. O eu lírico está confessando a sua fraqueza, principalmente pelo fato de que a mulher geralmente é estigmatizada como o lado mais frágil e vulnerável, muito embora este seja um conceito subjetivo, pois nem todas as mulheres são iguais.
E aqui terminamos a nossa análise. Se pudéssemos, e de fato podemos resumir toda a letra da música em uma só frase, seria: Infelizmente não dá mais, mas eu ainda te quero! Se você gostou da análise comente e compartilhe com outras pessoas.

0 Comentários